Notícia

Projeto Reciclo: Primeiro Encontro Oficial com os Catadores do Município de Picuí é Promovido pela FAMUP

por Kamylla Salusto Publicado em 28/07/2021 às 08:35

Na manhã desta quarta-feira (28), foi realizado o primeiro encontro do Projeto Reciclo com os catadores do município de Picuí, no Auditório Municipal. Na ocasião, estiveram presentes, o prefeito constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, o assessor técnico da FAMUP, Normando Vitorino, o vereador e mobilizador do projeto Reciclo no município, Ranieri Ferreira e os 20 catadores que atuam em todo o município.
Essa é uma ação articulada e proativa, que contempla a Politica Nacional de Resíduos Sólidos e garante cidadania aos trabalhadores que atuam de forma autônoma na coleta e comercialização de recicláveis. 
No encontro, aconteceu também a entrega de cestas básicas para os catadores, por meio de uma parceria entre a FAMUP e a Prefeitura Municipal de Picuí.
O Projeto Reciclo trata-se de uma parceria entre a FAMUP e o Ministério Público do Estado da Paraíba. O projeto tem duas etapas e dois grupos de atuação, em que o primeiro grupo de atuação diz respeito aos municípios que fazem parte do compartimento COGIVA e o outro grupo é composto por municípios da quarta região, no qual Picuí se encaixa. 
Com o trabalho desenvolvido por estes dois grupos, a comissão organizadora do Projeto Reciclo terá informações pertinentes para se (re)constituir um respectivo perfil psicossocial e socioeconômico da vida dos catadores de resíduos sólidos do estado da Paraíba, referenciando as ações de políticas públicas em várias áreas como saúde, educação, assistência social, políticas sociais voltadas para as mulheres, ampliando inclusive as ações para outros estados brasileiros. 
Neste momento, estão sendo realizadas cerca de 170 perguntas aos catadores, acerca de seu ambiente de trabalho, suas vivências e também acerca da sua vida pessoal, desde as condições de moradia até questões sociais e logísticas e suas complexidades.
Segundo informações fornecidas pelo assessor técnico Normando, a segunda etapa do projeto Reciclo trata-se do processo de capacitações direcionadas para os catadores e catadoras para a sociedade e também para as gestões municipais, mobilizando as esferas de atuação para que eles possam de forma conjunta potencializar o trabalho dos catadores a partir de ações relacionadas a preservação da política nacional de resíduos sólidos que, por sua vez, norteiam todas as ações que envolvem o Reciclo e com isso possibilita conseguir elevar o nível de renda dos catadores, diminuindo também os custos dos municípios no manuseio do lixo. E com isso, questões de proliferação e vetores e doenças sejam consideravelmente reduzidos por meio do trabalho do projeto Reciclo que se consegue por meio de ações realizadas com os catadores em que a sociedade será beneficiada também, segundo informações.
Vale ressaltar que a FAMUP defende a preservação ambiental e por isso desenvolve o projeto Reciclo que tem essa finalidade. No projeto, se pretende desenvolver um trabalho junto aos catadores de recicláveis das cidades da Paraíba, de modo a fortalecer e impulsionar as atividades de inserção no mercado de trabalho, e também proporcionar o uso inteligente dos resíduos sólidos, tornando-os fonte de renda.
O projeto realizado pela Famup em parceria com a Prefeitura de Picuí, tem como pilares prezar pela educação ambiental, saúde pública, valorização e capacitação dos catadores de recicláveis. 
Segundo informações fornecidas pela FAMUP, Conforme o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, no Brasil, há aproximadamente 800 mil profissionais do tipo em atividade.

O ‘Despertado Municípios’ foi selecionado para receber recursos do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD/PB), do Ministério Público Estadual. Vinte e sete municípios serão beneficiados com a iniciativa e Picuí está entre eles.

Galeria de fotos