Projeto “Jovem de Futuro” recebe duzentos mil reais para investimentos em qualificação profissional

Publicado em 03/02/2023 às 08:18

O Projeto “Jovem de Futuro”, iniciativa inovadora desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Assistência Social, foi um dos projetos selecionados pelo Programa Amigo de Valor do Banco Santander, conseguindo captar para o ano de 2023 o valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), com vistas a dar continuidade ao projeto, viabilizando oportunidade de participação aos adolescentes do município. Neste ano, o projeto continuará focando na qualificação profissional, além de oportunizar uma bolsa de incentivo no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensais, contemplando 50 adolescentes picuienses.

O projeto foi aprovado pela primeira vez recebendo o valor de R$ 194.000,00 (cento e noventa e quatro mil reais) para ser executado no ano de 2022; em fins do ano passado, a Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou o mesmo projeto social ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Picuí para submeter ao edital do Programa Amigo de valor, sendo mais uma vez  aprovado para execução em  2023.

“Jovem de Futuro” desenvolve atividades com adolescentes em vulnerabilidade e/ou risco social, desenvolvendo habilidades e aptidões que possibilitem o despertar para o mundo do trabalho e de seus projetos de vida. Com uma equipe técnica formada por coordenador, um assistente social, um pedagogo e um instrutor de curso profissionalizante, o projeto é desenvolvido sistematicamente, por meio de oficinas socioeducativas semanais de formação da cidadania.

O prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, e a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, anunciaram a mais nova conquista no Jornal Municipal, enfatizando o crescimento exponencial do município em termos da articulação de captação de recursos – via aprovação de projetos, nas modalidades voltadas ao  Fundo da Infância e Adolescência e ao Fundo da Pessoa idosa. Na oportunidade, Olivânio Remígio disse que: “devemos essa conquista à qualidade e eficiência técnica da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, em escrever e submeter a escrita dos projetos, bem como a eficiência do controle social, no presente caso através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sempre atento no acompanhamento as prestações de contas”, pontuou o prefeito.

O Programa Amigo de Valor

O Programa Amigo de Valor existe desde o ano de 2002, mobilizando recursos incentivados para projetos que apoiam a garantia de direitos de crianças e adolescentes. O programa apoia o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos das crianças e adolescentes. Para isso, tem como base o artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que permite a destinação de parte do Imposto de Renda devido de pessoas e empresas diretamente aos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente (municipais, estaduais ou federais).