Na noite desta terça-feira (19), o Auditório Municipal Djailma de Lima Vasconcelos foi palco de uma importante palestra formativa voltada para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), docentes da sala regular, profissionais de apoio escolar e gestores da rede municipal de ensino.
Com o tema “Trabalho em Equipe e a Importância do Autocuidado para Profissionais Inseridos na Educação Especial Inclusiva”, o evento reuniu educadores e autoridades locais em um momento de reflexão e aprendizado sobre a prática pedagógica inclusiva e o cuidado com a saúde emocional dos profissionais da educação.
A formação foi idealizada, coordenada e executada por Geana Souza dos Santos Pontes, que também esteve entre as palestrantes. Ao lado dela, compartilharam conhecimentos e experiências as educadoras e profissionais da Equipe Emulti da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Laura e Keylla Ferreira dos Santos, convidadas especiais da noite.
A secretária municipal de Educação, Maria da Guia Lucena, participou ativamente do encontro, destacando o compromisso da gestão em fortalecer a formação continuada e garantir condições de trabalho adequadas para os profissionais que atuam diretamente com estudantes da Educação Especial Inclusiva.
Segundo Geana Souza, a proposta da palestra foi “valorizar o trabalho coletivo e reforçar a necessidade de que o educador também cuide de si para poder cuidar do outro, promovendo uma prática pedagógica mais humana, acolhedora e eficiente”.
Durante as falas, foram discutidos aspectos fundamentais do cotidiano escolar, como a construção de relações positivas no ambiente de trabalho, o papel do professor do AEE em articulação com a sala regular, a atuação dos profissionais de apoio escolar e a importância de metodologias colaborativas que assegurem o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento integral de todos os estudantes.
O evento foi bem avaliado pelos participantes, que destacaram a relevância de formações que unem teoria, prática e reflexão sobre os desafios da Educação Inclusiva no município.