O Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ é voltado às práticas desenvolvidas pelas prefeituras dos municípios paraibanos de promoção da equidade e igualdade dos direitos das mulheres, considerando as especificidades e as potencialidades de cada município. O selo é uma realização da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM) e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP).
A premiação integra a programação do Dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, disse que o momento será simbólico para consolidação de políticas públicas para mulheres no Estado. Nesta primeira edição do selo, cerca de 51 municípios concorreram ao edital publicado em 2019.
A seleção dos municípios foi feita através de uma comissão julgadora, formada por representantes da SEMDH, da SEDAM e da FAMUP. O Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ tem como finalidade garantir práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, de forma a estimular o empreendedorismo, a autonomia econômica e o desenvolvimento sustentável com igualdade social; enfrentamento à violência contra as mulheres nas suas diferentes manifestações; e promoção da saúde integral das mulheres, considerando as especificidades e as potencialidades de cada município.
Picuí ficou entre os municípios escolhidos para serem agraciados com o Selo "Prefeitura Parceira das Mulheres", em reconhecimento pelas inúmeras ações realizadas pelo Governo da Participação nas diversas áreas em prol das mulheres picuienses.
Para a coordenadora de Políticas Públicas do município de Picuí, é uma imensa satisfação e alegria receber este prêmio pelo eficiente trabalho desenvolvido no município, como na Saúde, na Educação e na Assistência Social, ao priorizar a equidade de direitos para as mulheres, garantindo-lhes o exercício pleno da cidadania e qualidade de vida.
Os critérios para receber o selo passaram por: desenvolvimento de ações desde a criação de equipamentos de gestão (secretarias, coordenações ou núcleos), centros de referências, até protocolos de atendimentos na saúde que beneficiem a otimização do Pré-Natal e parto humanizado, políticas para a autonomia financeira das mulheres, ações para a segurança alimentar e outros.