Prefeitura de Picuí realizou semana de inclusão da pessoa com deficiência
por Janderye Macedo
Publicado em
24/09/2018 às
14:50
969 Visualizações
A prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Educação, esteve realizando entre os dias 17 e 21 de setembro a semana da luta da pessoa com deficiência – Olhar Inclusivo, numa ação intersetorial entre as Secretaria de Assistência Social e Saúde, através do CRAS e NASF, com objetivo de promover ações pedagógicas e atividades esportivas e culturais que contribuam com a valorização e a inclusão das pessoas com deficiência.
Durante a Semana foram realizadas Palestras com temas: preconceito e aceitação, BPC, reflexões psicopedagógicas acerca do aluno com deficiência. Incluir por quê? Alimentação saudável para pessoa com deficiência para professores, gestores, pessoas com deficiência, beneficiários do BPC, Grupo “Crianças Especiais, famílias Especiais” e Apresentação do Projeto Mãos que falam, desenvolvido pelo Intérprete de LIBRAS e alunos da Escola Ana Maria Gomes.
Também foram realizadas avaliação antropométrica, Jogos inclusivos e adaptados e no encerramento das atividades, foi promovido Atletismo e salto à distância no Estádio Municipal Amauri Sales de Melo para atletas paraolímpicos e alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, momento em que eles puderam brincar e gastar energia através das práticas esportivas oferecidas no local. A coordenação geral da semana foi da professora Geana Souza. “Estamos nessa luta para conscientização em relação ao preconceito e que todos vejam o quanto é importante estarmos incluindo a pessoa com deficiência”, disse.
A luta também é uma das causas da atual Secretária de Educação, Maria da Guia Lucena, que há anos é militante na inclusão da pessoa com deficiência pela garantia dos seus direitos. “Essa é uma semana em que as pessoas são protagonistas, buscando e lutando pelos seus direitos. Todo esse período é rico em aprendizado, conhecimento, troca de experiência e acima de tudo a igualdade de oportunidade das pessoas com deficiência”, destacou.
De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Nas escolas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014. Nesse intervalo, o número de matrículas de PCDs saltou de 145.141 para 698.768.
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.