Prefeitura de Picuí Realiza Aquisição de Mil Testes Rápidos para Intensificar Testagem em Casos Suspeitos de COVID-19

por Francisco Araújo Publicado em 08/06/2020 às 09:44

Além das ações preventivas à COVID-19 que vêm sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de Picuí com a distribuição de máscaras e hipoclorito de sódio, esta realizou a aquisição de um lote com mil testes rápidos para detecção qualitativa de anticorpos IGG e IGM, anti-COVID-19, que atenderá as demandas em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus. A compra foi efetuada com recursos próprios, provenientes do Fundo Municipal de Saúde.

A aquisição dos testes, no valor de 149.000,00 (cento e quarenta e nove mil reais), aconteceu através de uma dispensa de licitação, de acordo com o artigo 4º da Lei Federal 13.979/2020, que dispensa a realização de licitações para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. A empresa fornecedora foi a Saúde Médica Comércio e Representação Ltda.

O Prefeito Constitucional, Olivânio Remígio, pontuou o seguinte: "Eu autorizei a compra de mil testes rápidos para fazer a testagem das pessoas que estão com problemas respiratórios no município. É importante dizer isso porque Picuí será uma das poucas prefeituras da Paraíba que vai fazer esse tipo de trabalho em que são mil testes... eu sempre falo sobre quantitativo populacional, significa dizer que 53 pessoas de cada mil serão testadas [...], o teste que nós compramos é mais preciso inclusive do que o teste do Governo do Estado. Tudo isso vai custar quase 150 mil reais."

Vale ressaltar que a Prefeitura de Picuí tem tomado uma série de medidas na prevenção, controle e contenção de riscos à COVID-19 desde 17 de março deste ano, com compromisso, seriedade e responsabilidade, a fim de melhor resguardar a população. E a aquisição do teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) poderá ser utilizado como apoio e auxílio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da COVID-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste.

O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. A metodologia utilizada é chamada de imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IgM e IgG.