A Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Secretaria de Educação, realiza entre os dias 15 e 19 de setembro a programação da Campanha Setembro Verde – Semana de Luta da Pessoa com Deficiência. Embora a campanha seja encabeçada com pela Secretaria de Educação, acontecerão atividades especiais no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e têm como objetivo fortalecer a inclusão, a cidadania e o acesso a direitos das pessoas com deficiência no município.
A iniciativa busca sensibilizar a sociedade para a importância da participação plena e efetiva das pessoas com deficiência em todos os espaços sociais, além de ampliar o conhecimento sobre políticas públicas voltadas para esse público, em especial os programas federais que já beneficiam famílias em Picuí.
Participação no Jornal Municipal
Na última terça-feira (09), a coordenadora do CRAS, Neuma Dantas, participou do Jornal Municipal e ressaltou a relevância da campanha. Em sua fala, destacou também a importância do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência de baixa renda que não podem prover sua manutenção ou tê-la provida por sua família.
Durante a entrevista, Neuma esteve acompanhada da assistente social Ana Cláudia, que explicou sobre o programa federal BPC na Escola, existente em Picuí. Segundo ela, o programa é essencial para assegurar que crianças e adolescentes beneficiários do BPC tenham acesso, permanência e aprendizado de qualidade no ambiente escolar.
Programação da Semana
A programação contará com atividades educativas, rodas de conversa, palestras e momentos de integração, sempre valorizando os direitos das pessoas com deficiência e reforçando a importância da inclusão. Todas as ações terão como espaço central o CRAS e serão realizadas em parceria com equipes da educação e da assistência social.
A Prefeitura de Picuí reforça o convite para que toda a comunidade participe da Campanha Setembro Verde e se engaje nessa causa que é de todos: a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.