Prefeitura de Picuí abre a VI Semana da Luta da Pessoa com Deficiência

por Janderye Macedo Publicado em 18/09/2023 às 14:42

A Prefeitura de Picuí, através da Secretaria de Educação em parceria com as secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou a abertura da VI Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência no auditório municipal. Com o tema “É incluindo que se aprende!”.

Como ocorrido nas outras cinco edições, a semana tem como objetivo promover a inclusão, a conscientização e o respeito pela pessoa com deficiência na comunidade. A semana municipal da luta da pessoa com deficiência foi uma conquista iniciada a partir da Lei 1.863 de 25 de setembro de 2020, que visa valorizar, promover e potencializar ações inclusivas voltadas ao exercício pleno da cidadania e a prevenção e combate ao preconceito e a discriminação contra a pessoa com deficiência.

“Essa luta eu defendo desde os tempos da universidade e já avançamos muito, porém ainda temos um longo caminho pela frente. O que podemos aprimorar cada vez mais os debates e cada passo é uma conquista no município”, disse a Secretária de Educação, Guia Lucena.

Autor da Lei que promove a semana da luta da pessoa com deficiência, o vereador Jean Barros fez um depoimento para os presentes enquanto ter um filho diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (autismo). “Eu vivencio todos os dias e junto com minha esposa estamos aprendendo cada vez mais como é importante o debate, as ações, o preparo dos profissionais da educação que temos em nosso município. Nosso filho mais novo nos fez ver a importância desses momentos e do trabalho de inclusão que é promovido pela gestão, isso é muito avanço e muito trabalho humanizado que temos diariamente”, disse.

Ainda aconteceram apresentações musicais com o coral da escola municipal Pedro Henriques da Costa, da aluna Tarsila Alice com a música ‘Ser diferente é normal’ e apresentação da música Deus me Projeta do cantor paraibano Chico César com o senhor Eusébio Henriques Liberato e sua filha Maria Isabel Liberato com tradução na língua brasileira de sinais (LIBRAS). Eusébio é surdo-mudo e sua filha é aluna da rede municipal de ensino.

A escritora, professora e cordelista Gorete Lira participou com a narrativa intitulada "A luta que faz história." O secretário de agricultura Ranieri Ferreira, que tem deficiência auditiva, deu um depoimento sobre como é fazer parte de uma gestão que trabalhar sério com a inclusão em todos os campos. “Minha deficiência auditiva é hereditária e hoje uso aparelhos nos ouvidos para me auxiliar no trabalho diário e na convivência familiar. Sou paciente da Fundação Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência – FUNAD – onde vou regularmente para exames e hoje consigo ouvir devido a política pública existente em órgãos como esses”, disse Ranieri.

“Por meio desse trabalho desenvolvido em sala de aula e no cotidiano, nós temos uma geração que naturalmente inclui os colegas da escola. Antigamente a pessoa que tinha deficiência era visto como coitadinho e hoje nós temos uma política de inclusão eficiente a exemplo de alunos da nossa rede que são medalhistas em competições no paradesporto, ou seja, evoluímos muito nas últimas décadas”, disse o prefeito Olivânio Remígio.

Até a próxima sexta-feira (22), uma vasta programação acontecerá em todos os órgãos da gestão municipal. A política de inclusão da pessoa com deficiência é importante para promover uma sociedade mais igualitária, justa e democrática. A inclusão busca garantir que pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos, oportunidades e acesso a serviços e recursos como qualquer outra pessoa.

Assista a transmissão do evento clicando aqui!