Prefeito Acácio Dantas participa de Audiência Pública sobre Abastecimento de Água

por Publicado em 08/06/2016 às 09:07

Na noite desta terça-feira (07), o Prefeito Acácio Dantas esteve participando da Audiência Pública \"Buscando Soluções para o Abastecimento de Água em Picuí\", cujo objetivo foi discutir, com os organismos competentes e a população em geral, as estratégias para minimizar os efeitos da suspensão do fornecimento de água na sede do município. A Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ednalva Dantas, abriu a Audiência falando da importância da mesma, uma vez que a falta de água inviabiliza a sobrevivência humana. Já o Prefeito Acácio Dantas falou sobre o histórico hídrico da região em que Picuí está inserido, fez um panorama geral sobre as ações que a gestão vem desenvolvendo, inclusive apresentando, em slide, os pontos de distribuição de água potável e comentou sobre os agravos, caso a CAGEPA cessasse o fornecimento da água. Na ocasião, o Promotor de Justiça da comarca de Picuí, Leonardo Quintans, falou da importância da reunião anterior que o Executivo Municipal havia provocado com a CAGEPA, momento este em que solicitou maiores esforços, de ambas as partes, para solucionar o problema, uma vez que a população, sobretudo, a mais carente, não poderia sofrer com a falta de água. O representante do Ministério Público finalizou dizendo que, na qualidade de defensor dos direitos coletivos da sociedade, concordava que a CAGEPA voltasse a bombear água, no entanto que fosse esclarecido, com bastante veemência, que a mesma estava imprópria para consumo humano. O Diretor de Operação e Manutenção da CAGEPA, José Motta Victor, iniciou seu pronunciamento parabenizando a sociedade por vir discutir seus problemas. Fez um breve relato sobre a situação do fornecimento da água na cidade de Picuí, salientando que em toda Paraíba 98 municípios estão na mesma situação e disse que a CAGEPA queria contribuir da melhor forma possível, desde que a decisão fosse plausível. Os presentes puderam fazer diversos questionamentos e expor seus pontos de vista, inclusive os vereadores presentes. Após o debate, ficou acordado que o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Ministério Publico e a CAGEPA assinariam um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, autorizando o abastecimento de água, até que - mediante estudo - outras medidas fossem tomadas. Ao final, o Chefe do Executivo, apresentou demais ações que a gestão, em parceria com o Governo do Estado, iriam intensificar para minimizar a problemática do abastecimento de água, no período de estiagem, tais como: aumento de caixas d’águas em pontos estratégicos e perfuração de poços radiais no leito do Rio Picuí.