PICUÍ SEDIA O LANÇAMENTO ESTADUAL DO PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR 2023/2024

por Asscom/PMP Publicado em 09/08/2023 às 14:50

Na manhã desta quarta, 09 de agosto, aconteceu no Auditório Municipal “Djailma de Lima Vasconcelos” em Picuí, o lançamento estadual do “Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024”. O programa do governo federal objetiva apoiar o setor agropecuário, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais, desde os agricultores familiares até os mega produtores. No âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), estão o crédito rural e os programas destinados a médios e grandes produtores. Com crescimento de 26,8% em relação ao Plano Safra anterior, esta edição conta com um reforço ao incentivo e fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens.

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Olivânio Dantas Remígio (prefeito de Picuí), Cícero Gregório de Lacerda Legal (Coordenador-geral do Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário na Paraíba), Kelly Ramalho Leite (Superintendente da CONAB na Paraíba), João Marcos (gerente da agência local do Banco do Nordeste), Chió Batista (Deputado Estadual), Francisca Aparecida Firmino da Silva (Coordenadora do CEOP), Antônio Barbosa Filho (Superintendente do INCRA na Paraíba), Bivar de Sousa Duda (Secretário-executivo Estadual da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido), Cacique Ednaldo Tabajara (Representante da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo) e Emanuel Moreira (Coordenador do INSA).

Na fase dos pronunciamentos, destacamos as seguintes falas: o secretário-executivo estadual da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, ressaltou que: “o Plano Safra é crédito, e dinheiro a agricultura familiar terá, porque temos um governo federal comprometido com o Brasil e com a agricultura familiar; cabe a nós, enquanto gestores, enquanto movimentos social, sindical e popular, além das prefeituras e do próprio governo federal e do governo do Estado, darmos as mãos em parceria, para fazermos com quê possamos acessar esse crédito com mais facilidade, no sentido de que o agricultor possa acessar esse crédito”.

Já o coordenador-geral do Escritório Estadual do Desenvolvimento Agrário da Paraíba, Cícero Legal, assim pontuou: “com a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário no governo passado, a carga veio para os estados e municípios, que seguraram todo o problema agrário do país. Já o Governo Lula começou a pouco mais de seis meses e já avançou muito, mesmo porque pegamos um Ministério sem recursos e um orçamento do governo anterior que destroçou o país! Hoje, estamos aqui, lançando em nível estadual, o Plano Safra, um investimento muito importante do Governo Federal, que lança várias modalidades de linhas de crédito, que estão abertas no Banco do Brasil, no Banco do Nordeste, na Caixa Econômica Federal e nas cooperativas de crédito. Então, precisamos nos organizar mais ainda, para podermos acessar esses recursos e materializar tais recursos com uma produção pujante para, lá na frente, possamos comercializar essa produção”.

Finalmente, o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, fez ressalvas acerca da importância do evento: “este encontro em Picuí tem um valor simbólico para todos nós – lançar o Plano Safra em uma das regiões mais secas da Paraíba e em uma região que produz muito na Paraíba! Estamos vendo aqui a representação da diversidade: governo, sociedade civil, indígenas, num espaço onde nós ficamos órfãos por muito tempo, nós ficamos sem representatividade governamental que tratasse diretamente da agricultura familiar. Portanto, é preciso pautar a segurança alimentar como ponto principal nos debates da gestão pública, digo isso porque nesse momento temos famílias que não tiveram seu café da manhã nem terão seu almoço, porque infelizmente o mapa da pobreza aumentou e nós perdemos, ao longo de quatro anos, o controle do mapeamento da pobreza.

Após a fala das autoridades o evento abriu espaço para os participantes, ocasião em que falaram: Everaldo, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuité e coordenador do Colegiado do Território do Curimataú; Emanuel, membro da Comissão da Terra; Ranieri Ferreira, secretário municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Picuí; Ulenice Casado, representante da Associação das Mulheres da Quixaba; Inácio Marinho, agricultor da comunidade Lagedo de Timbaúba, do município de Soledade; Antônio Alves, gerente da Organização Rural da Secretaria do Estado de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e Jeane Martins, Chefe de Divisão de Articulação do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba.

O evento contou com representantes dos governos federal e estadual, e dezenas de lideranças sindicais do Seridó e Curimataú do Estado da Paraíba.