Na quarta-feira, dia 22 de maio, aconteceu o 4º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF, realizado na cidade de Campina Grande, o município de Picuí foi representado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social.
Na capacitação foram discutidos e trabalhados os Resultados Sistêmicos voltados para o Sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes no município. Na oportunidade também foi apresentado e debatido o Relatório de Meio Período, relatório esse que apresenta os indicadores de impacto social atualizados para 2019, este documento é uma forma dos gestores observarem os avanços intermediários dos municípios até a avaliação final do Selo UNICEF, que acontecerá no próximo ano.
Durante a capacitação foi pautada a realização da Reunião Intermediária de Acompanhamento, que acontecerá no mês de julho, com data a ser definida pela Comissão Pró-Selo, momento para avaliação e reflexão sobre as atividades desenvolvidas pelos municípios no Selo UNICEF, considerando que chegamos à metade do percurso desta edição (2017-2020), durante essa reunião, deve ser feita a análise da evolução dos indicadores em relação ao panorama inicial – apresentado no 1º Fórum Comunitário, este momento serve para reforçar o comprometimento público dos atores (como prefeitos, secretários municipais, vereadores e CMDCA) com a realização do Selo UNICEF.
A Reunião Intermediária de Acompanhamento tem os objetivos de:
1. Analisar a evolução dos indicadores em relação ao panorama inicial (Linha de Base) e informações sobre a implementação das ações e iniciativas previstas no Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, a partir do Relatório de Meio-Período;
2. Analisar as escolhas que vêm dando certo no município e também as que podem ser aperfeiçoadas, refletindo-se sobre os motivos dos sucessos e desafios de cada iniciativa realizada
3. Analisar se o que foi proposto está de fato sendo realizado e fazer ajustes e adequações no Plano de Ação.
Francinete Cunha, presidente do CMDCA, destaca a responsabilidade de todos os atores envolvidos para a realização das ações exigidas pelo Selo UNICEF, haja visto, que as ações contidas no Plano de Ação uma vez executadas, serão estratégias para a manutenção e elevação dos indicadores sociais do município.