JUNHO VIOLETA: PREFEITURA DE PICUÍ LANÇA CAMPANHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

por Janderye Macedo Publicado em 13/06/2024 às 10:17 538 Visualizações

Durante a participação na manhã desta quinta-feira (13) no jornal municipal, foi lançada oficialmente a Campanha Municipal de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006. Representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.

Representantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), além dos projetos Vida Ativa e Caravana Mais Cidadania para idosos do campo estiveram presentes ao jornal para abordar sobre a importância da data e o impacto que ela representa em aumentar o número de denúncias em Picuí. De acordo com Anne Carvalho, advogada do CREAS, no ano de 2023 foram cinco casos de denúncias de violência contra o idoso no município de Picuí. Três das denúncias foram de negligência e duas de violência patrimonial. “Existem vários tipos de situações em que os idosos podem estar sendo vítimas e as mais comuns, além da física, são as de negligência e patrimonial”, ressaltou. A denúncia é importante nos casos de violência contra o idoso e os canais estão disponíveis por meio do disque 100, disque 155, Ministério Público ou delegacia de polícia. Em Picuí, são desenvolvidas várias políticas públicas voltadas para a atenção da pessoa idosa, à exemplo dos projetos Vida Ativa que promovem oficinas diversas, hidroginástica, palestras, encontros e o tradicional forró. Também existem os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos que funcionam no CRAS e Centro Integrado de Políticas Sociais (CIPS) no bairro Cenecista. Os idosos da zona rural são atendidos por meio do projeto Caravana Mais Cidadania, que tem ações desenvolvidas nas áreas de atividade física, artesanato e acompanhamento social. Os profissionais inseridos no projeto, se deslocam da sede do município até a zona rural, desta forma, todos os projetos voltados para os idosos conseguem ter maior alcance do público. A campanha se estenderá durante todo o mês e faz parte do Junho Violeta.