Centro de Compostagem do Município transforma em adubo cocos verdes consumidos nos primeiros dias da Festa do Padroeiro

por Kamylla Salusto Publicado em 13/01/2020 às 17:35

Na manhã de hoje, 13 de janeiro de 2020, o Centro Municipal de Compostagem recebeu cocos verdes usados nos primeiros dias da Festa de São Sebastião, em Picuí/PB, para se tornarem adubo. O que antes era um problema, agora é insumo da sustentabilidade, segundo pontua o Secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, em sua rede social.

Trata-se de um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Picui, em parceria com o IFPB, em que todos os resíduos verdes (cocos e podas) da cidade são devidamente recolhidos separadamente e destinados à produção de composto orgânico para o consumo dos agricultores familiares do município, bem como nos jardins e nas hortaliças.

Desde 2017, são mais de 500 toneladas de adubo produzido. O que antes era lixo de alto potencial poluidor, há 3 anos vem se tornando adubo de alta qualidade.

O projeto recebeu menção honrosa do prêmio ODS BRASIL 2018. um prêmio da ONU que reconhece iniciativas de grande relevância socioambiental em todo o território nacional, no âmbito dos ODS e da agenda 2030. O projeto também busca, em sua essência, incentivar a prática acadêmica do curso de agroecologia do IFPB campus Picuí. A partir dele, já foram gerados diversos trabalhos científicos acerca da sustentabilidade no semiárido paraibano.

Além dos resíduos verdes, também, todos os papéis gerados a partir do descarte de documentos arquivados no município, são devidamente triturados e misturados ao adubo. O adubo, quando aplicado nas propriedades agrícolas familiares, promove a conservação dos solos e da umidade necessária ao plantio.

Praticamente todos os agricultores beneficiados testemunham a significativa melhoria em suas respectivas produções, segundo afirma o secretário de Agricultura de Picuí, Ranieri Ferreira.