Notícia

Carro Fumacê inicia pulverização em Picuí para combate ao Aedes Aegypti

por Janderye Macedo Publicado em 04/04/2024 às 09:52

No fim da tarde desta quarta-feira (03) foi realizada a pulverização de inseticida específico para o combate ao mosquito Aedes Aegypti causador da dengue, zika e chikungunya nos bairros de Picuí. A ação é tida como último recurso utilizado pelo governo como forma de diminuir a incidência do mosquito que esteja na adulta, ou seja, quando existe o risco de uma epidemia de alguma doença transmitida por meio da picada.


Durante a participação no jornal municipal na manhã desta quinta-feira (04), o coordenador do CVAMS, Roberto Jalles, ressaltou que esse recurso serve para matar os mosquitos que estejam voando, mas que a melhor prevenção é evitar água parada em qualquer lugar. “Essa medida tem impacto ambiental muito forte, mas a melhor solução para evitar e proteger a população de um surto das doenças causadas pelo Aedes é a prevenção. Nesse quesito, fazemos nossa parte enquanto agentes, mas o principal combatedor é a população, pois a colaboração comunitária é imprescindível”, disse.


De acordo com os agentes responsáveis pela pulverização, o inseticida não prejudica em nada o ser humano e sim apenas o mosquito, porém é preciso ter cuidado com os animais domésticos como pássaros. “Como o produto é volátil e fica no ar por aproximadamente duas horas, é importante que troquem as águas dos animais para evitar alguma contaminação”.


Outra orientação fornecida é a abertura das portas e janelas das casas, além da desobstrução das ruas para que o veículo com o aerosol possa concluir a rota: “Tivemos problemas com algumas ruas estreitas e que as pessoas deixam carros ou motos estacionados, dessa forma dificulta nossa passagem ou até nem conseguimos passar”, destacou o operador William Jovem.