ACAJAMAN PB abre inscrições para a Escola de Formação Fernanda Benvenutty em Picuí

Publicado em 15/07/2022 às 09:31

A ACAJAMAN, com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), do Centro de Educação e Organização Popular (CEOP) e das prefeituras municipais de Frei Martinho, Picuí e Cuité, realizará a 1ª ESCOLA DE FORMAÇÃO FERNANDA BENVENUTTY com o objetivo de promover a formação e o empoderamento da comunidade LGBTQIAP+,  buscando fortalecer a participação  política e a promoção da cidadania, dos direitos humanos, além de combater o estigma e a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

A Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas da Paraíba – (ACAJAMAN) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 2009 com sede em Alagoa Nova e polos administrativos nos Município de Massaranduba, Serra Redonda, Matinhas, Areial e Frei Martinho e tem como missão, contribuir para o protagonismo das juventudes e da agroecologia, com ênfase na educação popular e na defesa dos direitos humanos especialmente de camponeses, mulheres e LGBTQIAP+, para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Tiago Aquino, coordenador do projeto, explica que a escola será realizada em duas etapas, sendo a primeira dividida em três encontros presenciais de 8 horas: 1º Encontro: Gênero, Afetividade e Sexualidade; 2º Encontro: Luta LGBT, subjetividade e Representatividade; e o 3º Encontro: LGBTfobia, Cidadania LGBT e a importância de estar organizado.

A segunda etapa visa a realização de Audiências Públicas nos municípios parceiros, a fim de debater políticas públicas de combate a LGBTfobia e de apoio à população LGBT.

O coordenador Geral da ACAJAMAN, Jose Eduardo, afirma que a defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQIAP+ é uma das bandeiras de luta da organização. " A construção de políticas públicas e ações que pensem nessa população são extremamente necessárias, por isso estamos desenvolvemos essa formação, e para isso queremos envolver as prefeituras, as câmaras municipais e organizações da sociedade civil desses municípios".

A escola de formação será desenvolvida de julho a setembro e tem 40 vagas, sendo 20 reservadas a pessoas LGBTQIAP+ e outras 20 para educadores sociais, funcionários públicos ou pessoas interessadas em participar da formação.

Aqueles que desejam participar da formação podem se inscrever virtualmente através deste link https://forms.gle/jfRNneYVrBJt3dY97.

Em caso de dúvida podem entrar em contato através das redes sociais da ACAJAMAN ou buscar a Coordenação de Políticas Públicas para as mulheres de Frei Martinho e de Picuí ou a Coordenação do CRAS de Cuité.